quarta-feira, 12 de abril de 2017

SUICÍDIO

CERCA DE 90% DAS PESSOAS QUE MORREM DE SUICÍDIO POSSUÍAM TRANSTORNOS MENTAIS. ELAS PODERIAM SER TRATADAS E ACOMPANHADAS!?

Mais de um milhão de pessoas cometem SUICÍDIO a cada ano, tornando-se esta a décima causa de morte no mundo. Trata-se de uma das principais causas de morte entre ADOLESCENTES e ADULTOS com menos de 35 anos de idade. Entretanto, há uma estimativa de 10 a 20 milhões de tentativas de suicídios não-fatais a cada ano em todo o mundo.[

Desde sua estreia na última sexta-feira, 31/03/2017, "13 REASONS WHY" (ou "OS 13 PORQUÊS”, em português) vem sendo um dos assuntos mais comentados pelos maratoneiros de plantão.

A trama, adaptada do best-seller homônimo de JAY ASHER, publicado em 2007, é sucesso da literatura “YOUNG ADULTS” e trata de assuntos em alta como “CYBERBULLYING” e “DEPRESSÃO”. A história é sobre HANNAH BAKER, uma adolescente que, antes de cometer suicídio, envia fitas a pessoas que supostamente tem a ver com sua morte - como o título sugere, são 13 gravações relatadas ao longo de 13 episódios.
O comportamento suicida está associado com a impossibilidade do indivíduo de identificar alternativas viáveis para a solução de seus conflitos, optando pela morte como resposta de fuga da situação estressante.

Umas séries de fatores estão associadas com o RISCO DE SUICÍDIO, isso incluindo DOENÇA MENTAL, DROGADIÇÃO, bem como FATORES SOCIOECONÔMICOS. Embora as circunstâncias externas, tais como um evento traumático, possam desencadear o suicídio, não parece ser uma causa independente. Assim, os suicídios são mais prováveis de ocorrer durante os períodos de CRISE SOCIECONÔMICA, CRISES FAMILIARES OU UMA CRISE INDIVIDUAL.


MITOS EM RELAÇÃO AO SUICÍDIO

Se eu perguntar sobre suicídio, poderei induzir uma pessoa a isso?
 Questionar sobre ideias de suicídio, fazendo-o de modo sensato e franco, fortalece o vínculo com uma pessoa, que se sente acolhida e respeitada por alguém que se interessa pela extensão de seu sofrimento.

Ele está ameaçando o suicídio apenas para manipular...
 Muitas pessoas que se matam dão previamente sinais verbais ou não verbais de sua intenção para amigos, familiares ou médicos. Ainda que em alguns casos possa haver um componente manipulativo, não se pode deixar de considerar a existência do risco de suicídio.

Quem quer se matar, se mata mesmo?
 Essa ideia pode conduzir ao imobilismo. Ao contrário dessa ideia, as pessoas que pensam em suicídio frequentemente estão ambivalentes entre viver ou morrer. Quando falamos em prevenção, não se trata de evitar todos os suicídios, mas sim os que podem ser evitados.

Veja se da próxima vez você se mata mesmo!
 O comportamento suicida exerce um impacto emocional sobre nós, desencadeia sentimentos de franca hostilidade e rejeição. Isso nos impede de tomar a tentativa de suicídio como um marco a partir do qual podem se mobilizar forças para uma mudança de vida.

Uma vez suicida, sempre suicida!?
 A elevação do risco de suicídio costuma ser passageira e relacionada a algumas condições de vida. Embora a ideação suicida possa retornar em outros momentos, ela não é permanente. Pessoas que já tentaram o suicídio podem viver, e bem, uma longa vida.


Preto no branco.
Somente 15% dos gravemente deprimidos vão se suicidar, mas a depressão severa continua sendo a maior causa do suicídio. Por isso, é preciso ficar atento quando a pessoa demonstra zero interesse na vida ou nos outros. “Para o deprimido, o mundo deixa de ser colorido, é preto e branco. Ele tem baixa autoestima, desinteresse por todos e fica muito voltado para ele mesmo”, explica o psiquiatra ALOYSIO AUGUSTO D’ABREU. Quando em depressão severa, a pessoa se isola dos outros e não vê motivos para continuar viva. É um alerta de urgência.


O que você pode fazer?
Segundo o psiquiatra da REDE BRASILEIRA DE PREVENÇÃO DO SUICÍDIO, CARLOS FELIPE ALMEIDA D’OLIVEIRA, o ideal é conversar com a pessoa e não deixá-la sozinha. Ao conversar, procure não falar muito e ouvir mais, já que muitas vezes a pessoa só precisa ser ouvida. “Se possível, acompanhe-a a um profissional de saúde e peça orientação”, diz. Outra medida é retirar acesso de ferramentas potencialmente destrutivas dentro de casa - como arma, remédios e substâncias tóxicas - para evitar o uso delas em um impulso.


SINAIS DE ALERTA - PENSAMENTOS SUICIDAS:

- falar sobre querer morrer
- procurar formas de se matar
- falar sobre estar sem esperança ou sobre não ter propósito
- falar sobre estar se sentindo preso ou sob dor insuportável
- falar sobre ser um peso para os outros
- aumento no uso de do álcool e drogas
- agir de modo ansioso, agitado ou irresponsável.
- dormir muito ou pouco
- se sentir isolado
- demonstrar raiva ou falar sobre vingança
- ter alterações de humor extremas
- quanto mais sinais, maior pode ser o risco da pessoa

O QUE FAZER:

- não deixar a pessoa sozinha
- tirar de perto armas de fogo, álcool, drogas ou objetos cortantes
- ligar para canais de ajuda
- levar a pessoa para uma assistência especializada


ALGUNS PONTOS DE ALERTA PARA DEPRESSÃO EM ADOLESCENTES:

- Mudanças marcantes na personalidade ou nos hábitos
- Piora do desempenho na escola, no trabalho e em outras atividades rotineiras.
- Afastamento da família e de amigos
- Perda de interesse em atividades de que gostava
- Descuido com a aparência
- Perda ou ganho inusitado de peso
- Comentários autodepreciativos persistentes
- Pessimismo em relação ao futuro, desesperança.
- Disforia marcante (combinação de tristeza, irritabilidade e acessos de raiva)
- Comentários sobre morte, sobre pessoas falecidas e interesse por essa temática.
- Doação de pertences que valorizava

TELEFONES E SITES DE AJUDA:

CENTRO DE VALORIZAÇÃO DA VIDA (CVV): 141


Mesmo cuidado tem o CVV, que atua desde 1962 na prevenção do suicídio com a ajuda de 2 (dois) mil voluntários em 18 ESTADOS e no DISTRITO FEDERAL. Quem deseja procurar ajuda, pode solicitar atendimento pelo telefone 141 (24 horas), pessoalmente (nos 72 postos de atendimento), ou, também é possível entrar em contato e receber apoio emocional do CVV via INTERNET (www.cvv.org.br), a partir de “E-MAIL”, CHAT e VoIP (Skype)  24 horas por dia.


Nenhum comentário:

AddThis

Share |

BRASIL - BANDEIRA NACIONAL

BRASIL - BANDEIRA NACIONAL

SOMOS FELIZES DA MANEIRA QUE VIVEMOS! TEMOS TUDO QUE NECESSITAMOS! TEMOS AO NOSSO LADO QUEM QUEREMOS!

VIAGEMPÉDIA - VIAGENS PROMOCIONAIS

Viagempédia - Hotéis, Viagens e Férias