quinta-feira, 6 de agosto de 2015


TERRA E LUA, O CASAL MAIS INCRÍVEL

A série de imagens revela a face oculta da Lua, que nunca é visível a partir da TERRA. O satélite DSCOVR, lançado em fevereiro, está orbitando a cerca de 1,6 milhão de km da Terra. A LUA, por sua vez, orbita a 384,4 mil km de nosso planeta.

Duas coisas importantes a dizer dessa imagem: primeiro, a NASA estuda o espaço, e o espaço inclui a Terra. Sim, é parte da missão da agência espacial americana investigar nosso próprio planeta. O satélite DSCOVR é especificamente dedicado a isso e tem como foco pesquisar as transformações (leia-se “mudança climática”) que nosso mundo tem sofrido recentemente. O projeto foi durante muito tempo empurrado pelo ex-vice-presidente americano AL GORE, o que rendeu ao satélite o apelido de GORESAT. Então, nem venha com aquela conversinha de “ah, como gastam dinheiro em coisas inúteis”. É do nosso futuro que eles estão cuidando, pessoal.

 


E a segunda coisa: quão espetacular é ver o lado afastado da Lua nesse ângulo? Daqui da Terra só vemos o lado próximo, sempre voltado para nós. Mas o lado afastado é interessante (e foi fotografado pela primeira vez em 1959, se não me engano, pela sonda soviética Luna-3). Tem muito menos daquelas bacias escuras (os chamados “mares” lunares, que, naturalmente, não são de água, mas de lava seca), e isso é um genuíno mistério lunar.

Por que o lado afastado é diferente? Há possíveis explicações sobre o efeito da gravidade terrestre sobre a Lua, mas ainda é um caso que merece mais estudos. Temos tanto a aprender. Por isso precisamos ir até lá.

Agora, convenhamos, o que mais impressiona mesmo é a beleza. Nosso pálido ponto azul e sua eterna companheira, enlaçados numa valsa interminável ao redor do Sol.

https://youtu.be/DMdhQsHbWTs

Nenhum comentário:

AddThis

Share |

BRASIL - BANDEIRA NACIONAL

BRASIL - BANDEIRA NACIONAL

SOMOS FELIZES DA MANEIRA QUE VIVEMOS! TEMOS TUDO QUE NECESSITAMOS! TEMOS AO NOSSO LADO QUEM QUEREMOS!

VIAGEMPÉDIA - VIAGENS PROMOCIONAIS

Viagempédia - Hotéis, Viagens e Férias