domingo, 21 de setembro de 2014

21 DE SETEMBRO - DIA MUNDIAL DE ALZHEIMER


A PESSOA IDOSA DEVERIA SABER SE ELA É PORTADORA DA DOENÇA DE ALZHEIMER?

Controverso, não existe uma resposta única para essa pergunta. Porém, o médico deve ser honesto, quando questionado pelo próprio paciente sobre seu estado de saúde.

Normalmente, quando me fazem essa pergunta, uso a seguinte tática: "O QUE O SENHOR PENSA SOBRE ISSO? QUAL É A SUA OPINIÃO?" Depois, fica mais fácil responder.

Toda pessoa idosa que apresenta boa autonomia sobre sua vida tem o direito de saber sobre sua doença e sobre o prognóstico que ela encerra. É um direito dele! Não importa se você ou a família queira protegê-lo de tal infortúnio. VOCÊ GOSTARIA DE SABER QUE DOENÇA TEM?

 
É pedir a um filho que aceite que aquela mãe ou pai nunca mais vai saber que ele é seu filho, nem o nome com que escolheu batizá-lo, nem nada do que viveu com ele, e que consiga aceitar ser apenas uma pessoa que reconhecem, que sentem que é familiar e que lhes traz bem-estar quando a veem chegar. Em troca, não podem esperar mais nada. E, mesmo isso, a capacidade de os reconhecer como alguém significativo, irá, mais tarde ou mais cedo, desaparecer.

 

Assim, fica mais fácil pensar nas diretivas, nas decisões que terão que ser tomadas quando a pessoa idosa falecer ou quando não estiver mais em condições de escolher, de ter autonomia sobre a sua própria vida:

>>Quero um enterro normal ou quero ser cremado? É minha vontade doar meus órgãos, se puder?

 >>A quem, segundo a minha vontade, deixarei meu patrimônio? Quem eu escolheria para ser meu curador e tomar frente sobre meus assuntos financeiros e legais, quando sozinho não puder mais decidir?

 >>Gostaria que tentassem todos os tratamentos possíveis para combater minha doença, a custo de pesados efeitos colaterais?

 >>Quero evitar tratamentos fúteis, que só prolongariam o meu sofrimento e a minha vida?

 >>Nos momentos derradeiros, sem qualquer expectativa de melhora, é minha vontade ser levado para unidade de tratamento intensivo (UTI), longe de meus familiares?

 

Nenhum comentário:

AddThis

Share |

BRASIL - BANDEIRA NACIONAL

BRASIL - BANDEIRA NACIONAL

SOMOS FELIZES DA MANEIRA QUE VIVEMOS! TEMOS TUDO QUE NECESSITAMOS! TEMOS AO NOSSO LADO QUEM QUEREMOS!

VIAGEMPÉDIA - VIAGENS PROMOCIONAIS

Viagempédia - Hotéis, Viagens e Férias