quinta-feira, 28 de agosto de 2014

O INTENSO AZUL DE NETUNO.


HÁ 25 ANOS - Em agosto de 1989, a espaçonave VOYAGER 2 forneceu à humanidade a primeira imagem de NETUNO e sua lua TRITÃO. A foto do planeta foi tirada usando filtros verde e laranja na câmera da VOYAGER 2, lançada pela NASA (AGÊNCIA ESPACIAL AMERICANA), e reproduzida novamente nesta segunda-feira (25/08/2014)

 


NETUNO é o oitavo planeta a partir do SOL e o último dos planetas gigantes gasosos. Ele foi o primeiro planeta descoberto por cálculos feitos pelos cientistas, sabendo da sua posição no espaço ele foi procurado por potentes telescópios e encontrado em setembro de 1846.

NETUNO e URANO são muito parecidos. Eles são grandes planetas gasosos que parecem com grandes bolas verde azuladas. NETUNO também possui um CONJUNTO DE ANÉIS, os principais estão indicados na imagem tirada pela nave VOYAGER 2 em 1989. Os anéis de NETUNO são bastante fracos (pouco densos) e compostos de pequenas partículas.

 NETUNO possui treze luas, constatado até 2009, e não apresentam muitas novidades, exceto TRITÃO, o maior deles. Quatro dessas luas orbitam o planeta dentro dos anéis, e, as demais do lado de fora. Uma das luas de NETUNO, TRITÃO, orbita o planeta na direção oposta das outras doze luas. TRITÃO é a maior lua de NETUNO, seu diâmetro é de 2700 quilômetros.

 
 
A atmosfera de NETUNO é formada, principalmente, por HIDROGÊNIO, HÉLIO, ÁGUA, AMÔNIA E METANO. Porém, o interior deste planeta é formado basicamente rochas e gelo.

 
- Possui uma aparência azulada em função da presença de gás metano na atmosfera.

 


Devido a sua grande distância do SOL, NETUNO é um dos planetas mais frios do SISTEMA SOLAR. A temperatura média na superfície de NETUNO é por volta de -210°C. Porém, o centro deste planeta possui temperaturas semelhantes a da superfície solar, podendo chegar a 7000°C.

 - O período de rotação de NETUNO é de 16h e 6,5min.

 - A gravidade na superfície de NETUNO é de 11,0 m/s².

 - A velocidade orbital média de NETUNO é de 5,4778 km/s.

Nenhum comentário:

AddThis

Share |

BRASIL - BANDEIRA NACIONAL

BRASIL - BANDEIRA NACIONAL

SOMOS FELIZES DA MANEIRA QUE VIVEMOS! TEMOS TUDO QUE NECESSITAMOS! TEMOS AO NOSSO LADO QUEM QUEREMOS!

VIAGEMPÉDIA - VIAGENS PROMOCIONAIS

Viagempédia - Hotéis, Viagens e Férias