domingo, 24 de agosto de 2014

GETULIO VARGAS – PRESIDENTE DO BRASIL - 60 ANOS DE SUA MORTE


GETÚLIO DORNELLES VARGAS nasceu no dia 19 de abril de 1882, em SÃO BORJA, no RIO GRANDE DO SUL. Alterou o ano de seu nascimento para 1883 por razões desconhecidas. O fato foi descoberto somente no ano do centenário de seu nascimento, quando a igreja onde havia sido registrado divulgou sua certidão verdadeira. A falsificação descoberta por estudiosos constava do atestado militar apresentado por ele à FACULDADE DE DIREITO DE PORTO ALEGRE.

Ingressou na política em 1909, como deputado estadual pelo PRP (PARTIDO REPUBLICANO RIO-GRANDENSE). De 1922 a 1926, cumpriu o mandato de deputado federal. MINISTRO DA FAZENDA do GOVERNO WASHINGTON LUÍS, deixou o cargo em 1928, quando foi eleito para governar seu Estado do RIO GRANDE DO SUL. Foi o comandante da REVOLUÇÃO DE 1930, que derrubou o então presidente WASHINGTON LUÍS.

Texto da famosaCARTA TESTAMENTO”.

“O ódio, as infâmias, a calúnia não abateram o meu ânimo. Eu vos dei a minha vida. Agora vos ofereço a minha morte. Serenamente dou o primeiro passo no caminho da eternidade e saio da vida para entrar na História”.

 

Getúlio Vargas (1882-1954)

Ocupou a presidência nos 15 anos seguintes e adotou uma política nacionalista. Em 1934, promulgou uma nova CONSTITUIÇÃO. Em 1937, fechou o CONGRESSO, prescreveu todos os partidos, outorgou uma CONSTITUIÇÃO, instalou o ESTADO NOVO e governou com poderes ditatoriais. Nesse período, adotou forte centralização política e atuação do ESTADO.

Na área trabalhista, criou a JUSTIÇA DO TRABALHO (1930), o MINISTÉRIO DA JUSTIÇA e o salário mínimo (1940), a CLT (CONSOLIDAÇÃO DAS LEIS DO TRABALHO) (1943), a carteira profissional, a semana de 48 horas de trabalho e as férias remuneradas. Na área estatal, criou a COMPANHIA SIDERÚRGICA NACIONAL (1940), a VALE DO RIO DOCE (1942), a HIDRELÉTRICA DO VALE DO SÃO FRANCISCO (1945) e entidades como o IBGE (INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA -1938). Foi derrubado pelos militares em 1945.

 Voltou à presidência na eleição de 1950, eleito pelo PTB (PARTIDO TRABALHISTA BRASILEIRO), que ajudou a fundar. No último mandato, criou a PETROBRÁS. O envolvimento do chefe de sua guarda pessoal no atentado contra o jornalista CARLOS LACERDA levou as FORÇAS ARMADAS a exigir sua renúncia no último ano do mandato.


Suicidou-se em meio à crise política, com um tiro no peito, na madrugada de 24 de agosto de 1954, dentro do PALÁCIO DO CATETE, no RIO DE JANEIRO, deixando uma carta-testamento em que apontava os inimigos da nação como responsáveis por seu suicídio.

Nenhum comentário:

AddThis

Share |

BRASIL - BANDEIRA NACIONAL

BRASIL - BANDEIRA NACIONAL

SOMOS FELIZES DA MANEIRA QUE VIVEMOS! TEMOS TUDO QUE NECESSITAMOS! TEMOS AO NOSSO LADO QUEM QUEREMOS!

VIAGEMPÉDIA - VIAGENS PROMOCIONAIS

Viagempédia - Hotéis, Viagens e Férias