NOÇÃO
NACIONAL OU DESARRAZOADO CULTURAL.
Colunista da
“FOLHA DE SÃO”, além de escritor, salientando suas excelentes biografias de
celebridades de nosso mundo artístico e político, RUY CASTRO, questionou a
quantidade de Faculdades de Direito e outros desarrozoados em nosso país. Exagerados
em nossa exuberância consumista, por outro lado não somos tão expansivos em
nossa ampliação cultural. Mesmo que venhamos discordar dele não podemos deixar
de refletir sobre suas palavras:
“Em entrevista ao jornal ‘O ESTADO DE S. PAULO’, o jurista MIGUEL REALE JR. disse que o BRASIL tem 1.240 faculdades de direito —"mais do que a soma de todos os cursos de direito do mundo". De queixo caído, fiz meus cálculos. Se cada uma dessas faculdades formar 50 advogados por ano, teremos 62.200 novos advogados anualmente no mercado. Some-os aos já existentes e, por mais que os nossos cidadãos se agridam, estuprem e matem alegremente uns aos outros, e não falte a quem acusar ou defender, a maioria dos advogados deve ter muito tempo livre.”
“Segundo o
IBGE, o BRASIL tem 5.570 municípios, muitos dos quais só existem como
municípios para sustentar um prefeito e os vereadores. Pois nada impede que
alguns desses municípios tenham uma faculdade de direito. Quantos de seus
advogados aprenderão latim para dizer "causa mortis", "mutatis
mutandis" e, quem sabe, "quosque tandem, Catilina, abutere patientia
nostra?".”
“O BRASIL deve ser também o país com mais farmácias do mundo —média de três ou quatro por quarteirão nas grandes cidades—, embora isso não nos torne um país saudável. Da mesma forma, nenhum país tem mais bancos, supermercados, shoppings, McDonalds e lojas de colchões. Nenhum consome mais alimentos ultraprocessados, porcarias pré-prontas, refrigerantes diet, biscoitos industrializados e batata frita.”
“Nenhum país faz mais cirurgias plásticas, bariátricas e íntimas. Nenhum nos supera em toneladas de peitos e bundas inflados. E em nenhum se faz tanta dieta —a quantidade de quilos perdidos anualmente pela população bate na casa dos bilhões. Mas, nesse caso, nada se perde porque, em pouco tempo, eles voltam, um por um. Nenhuma criança passa mais horas por dia olhando para o celular do que as nossas.”
“Em compensação, poucos países têm menos bibliotecas, livrarias, teatros, salas de concerto, museus, galerias e escolas de dança do que o Brasil. Viva o Brasil.”
https://www1.folha.uol.com.br/colunas/ruycastro/2024/04/viva-o-brasil.shtml
Nenhum comentário:
Postar um comentário