domingo, 24 de abril de 2016

TRÍADES


Sempre achei curiosa a maneira de se comunicar, de conviver, e, também, as varias formas de que lançamos mão de recursos para esclarecer ou ensinar alguma coisa útil para alguém.

 
Por outro lado, sempre procuramos resumir as coisas difíceis de entendimento pelas pessoas em um contexto que chamo de TRÍADES, donde, temos um pouco de: sociologia, filosofia, psicologia, ideologia, etc. Isso, na verdade, trata-se de três pequenos parágrafos, donde as palavras são aquelas comuns para cada caso, e, de assimilação pessoal do leitor ou interlocutor; donde, também, se está a criar através de FIGURAS ou AÇÕES MENTAIS para melhor entendimento do assunto de que se trata cada situação.

 
Em nossa convivência profissional isso ocorre muito no ESCRITÓRIO DE ADVOCACIA, quando e donde, atendemos a alguma consulta jurídica. Por exemplo, as palavras mágicas do relacionamento e da convivência, naquilo que dá para aplicar a cada uma das situações que se fizer presente: PERDÃO; DESCULPE; e, OBRIGADO. Chamo-as de PALAVRAS MÁGICAS, ou seja, as TRÍADES que fortalecem a amizade, convivência, e, porque não dizer a própria sobrevivência.

 
Há, também, aquelas três PERGUNTINHAS MÁGICAS” que devemos sempre questionar para qualquer tipo de AÇÃO A SER DESENVOLVIDA. Aliás, elas devem antecipar as ações, para que o objetivo das mesmas se consumam. Para reduzir o “estresse” de qualquer atividade, considerando que todos partem para a ação sem qualquer reflexão acerca da mesma, ou seja, partem para realizar ou fazer as coisas como se não necessitasse refletir sobre elas.
 

DA ATIVIDADE.


1 - O QUE VOU OU TENHO DE FAZER?  2 - QUAL O MELHOR MEIO DE REALIZAR A AÇÃO? 3 - QUAL O MELHOR CAMINHO A SER PERCORRIDO OBJETIVANDO FINDAR A AÇÃO? Olha já vi gente querendo atravessar uma porta com uma escada na horizontal, ou seja, nem pensou primeiro como carregar a coisa e atravessar obstáculos. Quando o pessoal erra próximo fica sempre a indagação se refletiram no “modus facione” das próprias ações, ou seja: questionaste acerca das 3 (três) perguntinhas mágicas de seus atos.




DA CONVIVÊNCIA.

 
Como já dissemos acima, também, as TRÍADES das PALAVRINHAS MÁGICAS”, podem nos ajudar em qualquer situação difícil que pode passar qualquer ser humano na sua luta diária para sobreviver, seja isso: na doença, na fome, na guerra, na convivência/harmonia, etc.; e, acima de tudo manter a existência (vida) da maneira mais coloquial e dentro dos padrões de dignidade:

 
1 – OBRIGADO, como é bom a demonstração de gratidão por uma dadiva recebida. 2 – POR FAVOR, essa suplica ajuda a amortecer qualquer dificuldade que passamos, e, ou alguém queira nos impor. 3 – DESCULPE, pronunciada diante de nossos erros, e, até mesmo diante dos erros de outrem, quando há necessidade de demonstrarmos humildade e grandeza humana diante de algo ignóbil contra a existência humana.

 
Tudo isso, acima escrito, trata-se de algo muito simples e pueril, mas não custa refletir acerca do conteúdo dessas palavras, quem sabe o que podemos modificar em nosso modo de ser e tornar a existência menos áspera para si próprio e para todos com quem convivemos.

 
WIL COSTA E SILVA – ADVOGADO/EDUCADOR/LIVRE PENSADOR

Nenhum comentário:

AddThis

Share |

BRASIL - BANDEIRA NACIONAL

BRASIL - BANDEIRA NACIONAL

SOMOS FELIZES DA MANEIRA QUE VIVEMOS! TEMOS TUDO QUE NECESSITAMOS! TEMOS AO NOSSO LADO QUEM QUEREMOS!

VIAGEMPÉDIA - VIAGENS PROMOCIONAIS

Viagempédia - Hotéis, Viagens e Férias