O GRANDE CANAL da NICARÁGUA também deve
ligar o OCEANO
ATLÂNTICO
e o PACÍFICO, mas estima-se
que seja mais longo, largo e profundo que o vizinho panamenho.
Com
inauguração prevista para 2020, o canal deve ter 278 quilômetros de extensão
(três vezes mais que o Canal do Panamá) e a previsão
inicial é de que custe US$
50 bilhões (R$ 133 bilhões).
Junto
ao canal, também devem ser construídos dois portos, um aeroporto, um
centro turístico e um parque industrial.
Mas,
além de número grandiosos, o projeto está envolto em uma série de polêmicas,
enfrentando resistência de grupos ambientalistas, nacionalistas
e comunidades
locais.
Nos
últimos três meses, por exemplo, foram realizados pelo menos 15 protestos
contra o canal em várias partes da NICARÁGUA - sendo muitos
deles liderados por populações afetadas pelas obras.
"As três grandes mensagens dos protestos são:
primeiro, não vamos vender nossas terras nem aceitar expropriações. Segundo,
precisamos defender o LAGO COCIBOLCA (pelo
qual o canal deve passar). Terceiro, essa obra representa uma concessão da
soberania do país", diz MÓNICA LÓPEZ, advogada
e ativista,
que abriu um processo contra o projeto na JUSTIÇA por considerar
que ele atende apenas a interesses chineses.
EMPRESA
CHINESA
O
GRANDE
CANAL DA NICARÁGUA
será construído e operado por 50 anos pela HKND (HONG
KONG NICARAGUA CANAL DEVELOPMENT), consórcio internacional que
tem à frente o enigmático multimilionário chinês WANG JING, presidente da BEIJING XINWEI
TELECOM TECHNOLOGY CO.
US$ 50 bilhões é o
valor estimado para a obra.
250 mil pessoas devem
ser empregadas diretamente ou indiretamente.
278 quilômetros seria
a extensão do CANAL NICARAGUENSE
- mais de três vezes a extensão do CANAL
DO PANAMÁ.
5 anos é o
tempo previsto para a obra. A do CANAL
DO PANAMÁ durou 10 anos.
50 anos é a
duração prevista para a concessão da HKND.
De
acordo com o plano oficial, em um primeiro momento serão erguidas estradas auxiliares e instalações para facilitar a
construção do canal.
Telémaco
Talavera, porta-voz da COMISSÃO NACIONAL DO GRANDE CANAL INTEROCEÂNICO,
garante que há provisões financeiras suficientes tanto para a obra principal
quanto para as auxiliares.
Mas
há quem duvide que a HKND
possa assegurar os mais de US$ 50
bilhões necessários para o projeto.
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