sábado, 6 de dezembro de 2014

LUZ VERDE PARA CONSTRUÇÃO DE NOVO TELESCÓPIO GIGANTE NO DESERTO DO CHILE


O OBSERVATÓRIO EUROPEU AUSTRAL (ESO, na sigla em inglês) deu luz verde nesta quinta-feira (4) para iniciar a construção, no CHILE, do chamado TELESCÓPIO EUROPEU EXTREMAMENTE GRANDE (E-ELT, na sigla em inglês), o maior aparelho do tipo no mundo.

Será "o maior olho do mundo para observar o céu", informou em um comunicado o ESO, uma organização que conta com o apoio de quinze países europeus e o BRASIL.
 
 

"A decisão adotada pelo Conselho significa que podemos começar a construção do telescópio e que dispomos dos recursos necessários para realizar as principais obras de edificação industrial do E-ELT", disse o diretor-geral do ESO, TIM DE ZEEUW, em um comunicado.

A construção do E-ELT no deserto chileno do ATACAMA custará cerca de EUR 1 bilhão e as primeiras observações são esperadas para daqui a dez anos.

O telescópio, com 39 metros de diâmetro, ficará na cúpula do MONTE ARMAZONES, a 20 km do MONTE PARANAL, onde já está instalado o TELESCÓPIO MUITO GRANDE (VLT), da ESO.

O novo aparelho "permitirá a caracterização inicial de exoplanetas com massa similar à da Terra, o estudo de populações estelares em galáxias próximas e observações ultrassensíveis do universo profundo", indicou a ESO, que tem sede em GARCHING, perto de MUNIQUE (ALEMANHA).

Nenhum comentário:

AddThis

Share |

BRASIL - BANDEIRA NACIONAL

BRASIL - BANDEIRA NACIONAL

SOMOS FELIZES DA MANEIRA QUE VIVEMOS! TEMOS TUDO QUE NECESSITAMOS! TEMOS AO NOSSO LADO QUEM QUEREMOS!

VIAGEMPÉDIA - VIAGENS PROMOCIONAIS

Viagempédia - Hotéis, Viagens e Férias