quarta-feira, 17 de setembro de 2014

MEDO É O MOTOR DAS GRANDES CIDADES


Carros blindados, condomínios fechados, câmeras de segurança. A violência urbana transformou a metrópole em um emaranhado de mecanismos que promovem o afastamento. O espaço urbano ganha, cada vez mais, um caráter defensivo. Entretanto, os efeitos do distanciamento entre os indivíduos atingem as cidades ocidentais de maneira semelhante.

A elite não se identifica com o lugar onde mora e tornou-se parte da REDE de trocas das comunicações globais. Com as redes sociais conectadas, o espaço público perdeu valor. Porém, é nesse ambiente que aprendemos a conviver com as diferenças.

 
"Hoje, neste planeta, todos dependemos uns dos outros", diz. "No entanto, ninguém assume a responsabilidade, ninguém detém o controle do que chamamos 'espaço global'. Quando se pensa nesse espaço, o que nos vem à mente é algo semelhante a um faroeste hollywoodiano, a um oeste selvagem em que as pessoas se comportam de maneira inesperada, e onde, na verdade, os vencedores são os que escapam primeiro do campo de batalha, e não os que nele permanecem."

 
"Essa obsessão deriva do desejo, consciente ou não, de recortar para nós mesmos um lugarzinho suficientemente confortável, acolhedor, seguro, num mundo que se mostra selvagem, imprevisível, ameaçador, ...”

ZYGMUNT BAUMAN, sociólogo, no livro "CONFIANÇA E MEDO NA CIDADE"; Editora Zahar.

Nenhum comentário:

AddThis

Share |

BRASIL - BANDEIRA NACIONAL

BRASIL - BANDEIRA NACIONAL

SOMOS FELIZES DA MANEIRA QUE VIVEMOS! TEMOS TUDO QUE NECESSITAMOS! TEMOS AO NOSSO LADO QUEM QUEREMOS!

VIAGEMPÉDIA - VIAGENS PROMOCIONAIS

Viagempédia - Hotéis, Viagens e Férias