domingo, 27 de julho de 2014

QUANTAS MOEDAS O BRASIL JÁ TEVE? CONHEÇA AS QUE VIERAM ANTES DO REAL.

DOS RÉIS AO REAL - CONHEÇA AS MOEDAS DO BRASIL
 

LOUISE SOARES - Colaboração para a Folha De São Paulo
Rio de Janeiro - 26/07/2014  00h01hora

 
O “REAL” que conhecemos foi lançado em 01/07/1994 e comemora 20 anos neste mês. Antes, o BRASIL teve outras oito moedas, que é o nome dado ao dinheiro usado em um país (veja abaixo).

Hoje elas são encontradas com colecionadores e em museus, como no acervo de NUMISMÁTICA (ciência que estuda moedas) do MUSEU HISTÓRICO NACIONAL, no Rio.

Ao visitá-lo a convite da "FOLHINHA", os irmãos Guilherme, 10 anos, e Gabriel Barcellos, 6 anos, ficaram impressionados com a quantidade de zeros nas cédulas do antigo CRUZEIRO. Algumas notas valiam 100 mil cruzeiros!

 
"Acho que o difícil era viver na época em que o Brasil mudava a toda hora de dinheiro. Confunde", disse Guilherme sobre as décadas de 1980 e 1990, em que o país teve seis moedas em dez anos. Saiba por que o país mudou tanto de moeda aqui.

ORIGEM:

Mas nem sempre o dinheiro foi um círculo de metal ou um pedaço de papel. Na antiguidade, há mais de dois mil anos, o sal era utilizado para comprar coisas. É daí que vem o nome salário.

"Ele era valioso porque não existiam geladeiras e era usado para conservar a carne. No passado, no Brasil, o açúcar já serviu como dinheiro. No México, foi o cacau"; explica o professor especializado em numismática CLÁUDIO CARLAN.

 
"Se sal e açúcar ainda valesse como dinheiro, seríamos ricos. Tem mais de um quilo de cada em casa", disse Gabriel.

Editoria de Arte/FOLHAPRESS
 

Nenhum comentário:

AddThis

Share |

BRASIL - BANDEIRA NACIONAL

BRASIL - BANDEIRA NACIONAL

SOMOS FELIZES DA MANEIRA QUE VIVEMOS! TEMOS TUDO QUE NECESSITAMOS! TEMOS AO NOSSO LADO QUEM QUEREMOS!

VIAGEMPÉDIA - VIAGENS PROMOCIONAIS

Viagempédia - Hotéis, Viagens e Férias