sexta-feira, 31 de maio de 2013

ASTEROIDE MAIOR QUE UMA SERRA PASSA NESTA SEXTA-FEIRA A 5,8 MILHÕES DE KM DA TERRA

Um asteroide, cinco vezes maior que um navio transatlântico (e com cerca de um quarto do tamanho do que matou os dinossauros) vai passar nesta sexta-feira a 5,8 milhões de quilômetros da TERRA, informou a AGÊNCIA ESPACIAL NORTE-AMERICANA (NASA).

Chamado 1998 QE2, ele será observado por meio de telescópios e radar pelos cientistas, que esperam obter “imagens de alta resolução que poderão revelar muita coisa sobre as suas características”, disse o astrônomo LANCE BENNER.

Seguindo a trajetória atual, o 1998 QE2 atingirá às 01h.59min. (horário cearense) de sexta-feira (31) o ponto mais próximo da TERRA e só voltará a aproximar-se dentro de cerca de 200 anos.

O asteroide, que mede cerca de 2,7 quilômetros de diâmetro (algo como o dobro da maior serra no Ceará), não poderá ser observado a olho nu ou com binóculos: sua baixa luminosidade só o torna visível aos telescópios mais potentes.

O interesse público nos objetos celestes que passam perto da TERRA reacendeu-se depois da queda do meteorito de Chelyabinsk, na RÚSSIA, em fevereiro passado.

Asteroide mede mais de 25% do tamanho do corpo celeste que teria se chocado contra a Terra há 65 milhões de anos e contribuído com a extinção dos dinossauros Foto: Uomini Donne

Além da NASA, a CASA BRANCA seguirá com atenção o trajeto do asteroide, uma vez que a administração norte-americana aposta em convencer o CONGRESSO a liberar mais verbas para vigiar os objetos que se aproximam da TERRA.

“Temos que encontrar os asteroides antes que eles nos encontrem”, disse o ASSESSOR DE POLÍTICA ESPACIAL da CASA BRANCA, PHIL LARSON.

O programa espacial dos ESTADOS UNIDOS prevê o envio de astronautas que capturem um asteróide até o ano 2020.


Com Informações: AGÊNCIA BRASIL

Nenhum comentário:

AddThis

Share |

BRASIL - BANDEIRA NACIONAL

BRASIL - BANDEIRA NACIONAL

SOMOS FELIZES DA MANEIRA QUE VIVEMOS! TEMOS TUDO QUE NECESSITAMOS! TEMOS AO NOSSO LADO QUEM QUEREMOS!

VIAGEMPÉDIA - VIAGENS PROMOCIONAIS

Viagempédia - Hotéis, Viagens e Férias