sexta-feira, 25 de junho de 2010

A MÁQUINA DE LAVAR ROUPAS



Sempre ficou ou houve uma imagem de máquina de lavar em nossa infância. Foi ela inventada por Alva Fisher, a aplicação de um motor girar um tambor incluindo água e sabão. O uso da máquina tornou-se popular quando a eletricidade tornou-se um serviço mais usados. Os modelos atuais têm tempo programadores e sensores que controlam a velocidade e temperatura.

... Sabão e máquina de lavar.

Sabão foi um produto caro durante séculos. Para lavar roupas, mulheres utilizavam uma mistura de água com urina, já que essa continha amoníaco que clareava a roupa. No século XIII, a indústria de sabão chegou à França, vinda da Itália e da Espanha, com sabões feitos de gordura de cabra e cinza de plantas. Depois de muito tempo, a gordura animal foi substituída por azeite de oliva. Mas, na hora de lavar roupa, sabão não era o único problema em um mundo sem água corrente. Era quase impossível lavar qualquer coisa em casa. O mais comum é que mulheres fossem até os chafarizes, no centro da cidade, ou até os rios (um costume ainda comum no interior do Brasil). No século XIX, apareceram as primeiras lavadoras manuais, que lavavam e escorriam a roupa. E foi só no século XX que apareceram as lavadoras elétricas. Mais precisamente, em 1910, quando o americano ALVA FISCHER patenteou uma máquina com um motor que fazia girar um tambor onde se colocava água e sabão.

... Repercussão.

Esta é uma grande invenção que foi uma grande revolução quando ela entrou pela nossa casa. Pensávamos que veria a substituir a mulher neste tipo de trabalho. Mas, na verdade, o que isso significou: foi que mais essa invenção tecnológica doméstica causou consequências sociais, em um assunto de tamanha importância, como o da igualdade entre os sexos. Isso porque a redução do trabalho doméstico da mulher passou a ser compartilhado pelo homem. Basta olhar a grande aplicação dessa, e, ainda, tudo aquilo que foi inventado para agregar à mesma.



Nenhum comentário:

AddThis

Share |

BRASIL - BANDEIRA NACIONAL

BRASIL - BANDEIRA NACIONAL

SOMOS FELIZES DA MANEIRA QUE VIVEMOS! TEMOS TUDO QUE NECESSITAMOS! TEMOS AO NOSSO LADO QUEM QUEREMOS!

VIAGEMPÉDIA - VIAGENS PROMOCIONAIS

Viagempédia - Hotéis, Viagens e Férias