domingo, 2 de maio de 2010

Twitter – Veja como se comportar na rede social

 O twitter é a rede social que mais cresceu nos últimos tempos e ainda continua crescendo, já deixou para trás muitas outras redes sociais como o Facebook, My Space, Plurk e até o Orkut. A cada dia que passa temos mais usuários da rede e, com isso, é necessário saber como se comportar para obter mais seguidores na rede.

Seria muito mais simples que fossem indicados sites ou scripts que lhe dão seguidores rapidamente, porém não adianta ter 5400 seguidores e “falar” para ninguém e ter uma timeline suja por mensagens que nada tem haver com você. Ser seguido por pessoas que buscam números não é uma pratica feliz e pode ir na contra mão da ferramenta que pretende socializar as pessoas. Ou seja, manter a relação de pessoas com alguma afinidade ou interesse.

O ideal é que na rede você tenha um comportamento que o leve a notoriedade de outras pessoas, mesmo que você não seja famoso, não tenha um blog ou faça parte de qualquer movimento da web. O caminho para isso pode ser mais longo porém é duradouro e você obterá respostas muito mais interessantes e contatos mais relevantes também.

Entenda como funciona o twitter

 Antes de você começar a sua investida no twitter é muito importante que você entenda como funciona a rede social e qual o comportamento das pessoas com quem você tem mais afinidade. Portanto ler o que os outros escrevem e prestar atenção de forma a entender cada movimento diferente tomado. em um momento inicial é mais importante que sair metralhando todos com informações e textos sem utilidade.

Para ajudar a entender o Twitter, aconselho que leia o artigo Saiba tudo sobre o twitter que postei aqui no blog, ele lhe ajudara a entender essa rede social. Outro artigo indicado é oTwitter x RSS que escrevi, também, aqui no blog.

Seja você mesmo

 O twitter, como em outras redes sociais, tem uma relação interpessoal em que todos esperam uma interação com pessoas. Por isso não incorpore nenhum personagem (há não ser que os eu twitter seja fake) ou alguém que não seja você porque não e isso que os usuários da rede desejam e esperam.

Eu não vejo nenhum problema quando uma pessoa mostra sua opinião, mesmo que vá de encontro a minha. Até porque ninguém é obrigado a pensar como eu quero ou da forma que me convém, e convenhamos que o mundo seria chato demais assim, então discordar faz parte do jogo, desde que feito de forma educada e inteligente.

Escrever 140 caracteres com relevância

 A primeira dica é que você escreva sobre assuntos relevantes e fale menos sobre a sua vida particular. A maioria das pessoas não quer saber da sua vida particular, até porque você não é o Luciano Huck, então o ideal é sempre colocar assuntos interessantes e respostas relevantes com a sua opinião sobre os assuntos que estão sendo comentados na rede.

Seja educado e evite confusões

 Ser educado é uma dica que nem precisaria estar nesta relação, mas nunca é demais lembrar a todos que educação gera educação. Ser educado e gentil é uma forma de você manter boas relações e o nível da conversa em alta.
As confusões e discussões desnecessárias somente desgastam o seu relacionamento na rede e poluem a timeline dos seus seguidores que por muitas vezes não entendem as suas tuitadas por não estarem acompanhando a discussão e por não terem interesse nela. O resultado disso pode ser um Unfollow ou um Block no seu perfil por parte do seu seguidor.

Cuidado com o português

 O português é muito importante e devemos ter muito cuidado ao utiliza-lo no Twitter. Uma vírgula mal colocada, esquecida ou retirada do texto (para dar os 140 caracteres) pode mudar todo o sentido da frase e colocar você em maus lençóis.

Assim como a pontuação e acentuação tem a sua importância no texto, a concordância verbal e nominal são importantes também. Por isso revise a sua tuitada antes de apertar o botão send (ou enviar), para evitar qualquer constrangimento depois ou um entendimento errado da sua mensagem.

Se for usar o twitter pelo celular o cuidado deve ser redobrado pois o T9 não ajuda muito, o teclado alfa-numérico pode ter letras trocadas por um pequeno descuido e o teclado qwerty pode deixar para trás uma letra por falha no contato ou porque o usuário não colocou força suficiente na tecla. Com isso a revisão se torna obrigatória nesses casos.

Às vezes, é melhor deixar de tuitar do que enviar uma mensagem correndo com o português completamente aniquilado.

Saiba usar as Hashtags

 Para ajudar nas buscas e colocar os assuntos de forma centralizada. As hashtags são palavras que dão entendimento ao assunto precedidas de #, essa nomenclatura vem de chats e do antigo IRC. As hashtags ajudam nas discussões de assunto interessantes e na classificação de um assunto, inclusive na própria página do twitter tem o trending com os assuntos mais discutidos na sua região (mundial).

As hashtags são um recurso muito importante no Twitter e é importante saber usá-las a seu favor, tomando cuidado para ser relevante sem parecer ridículo.
A “regra” em geral é que você somente crie uma hashtag se o assunto for relevante o suficiente, não vale a pena criar #umahashtag para cada tuitada que você der, até porque vai parecer que você deseja chamar a atenção de todos excessivamente.

Se a intenção é ser retuitado deixe espaço para o RT @seu_usuario

 É muito importante que todas as mensagens em que você pretenda ser retuitado pelos seu seguidores tem espaço para a introdução do retuite, mesmo sendo desnecessário se ele for feito pela web. Hoje, muitos integrantes do twitter utilizam aplicações em que o retuite necessita de espaço para o seu usuário e o RT de indicação, com isso manter esse espaço nada mais é que poupar tempo de quem está repassando a sua mensagem para outras pessoas.

Para calcular basta somar 4 + a quantidade de caracteres do seu usuário e diminuir de 140.
No geral, seguindo essas regras e com o passar do tempo a conquista de novos seguidores se torna mais eficiente e os resultados passam a aparecer. O mais importante é sempre manter todos os seguidores que você conquistou e interagir com eles de forma natural.

Muitas pessoas perguntam: Quantas mensagens devo enviar por dia? E a resposta é simples, a quantidade de mensagens depende exclusivamente da quantidade de assuntos relevantes que você tenha para colocar no twitter somado a quantidade de respostas que você tenha para dar aos seus seguidos.



Nenhum comentário:

AddThis

Share |

BRASIL - BANDEIRA NACIONAL

BRASIL - BANDEIRA NACIONAL

SOMOS FELIZES DA MANEIRA QUE VIVEMOS! TEMOS TUDO QUE NECESSITAMOS! TEMOS AO NOSSO LADO QUEM QUEREMOS!

VIAGEMPÉDIA - VIAGENS PROMOCIONAIS

Viagempédia - Hotéis, Viagens e Férias