sexta-feira, 21 de março de 2008

ARAXÁ - MINAS GERAIS










DADOS GEOGRÁFICOS


Localização A localização geográfica de Araxá é estratégica. Traçando-se um raio de 600 km, partindo de Araxá, está a região de maior concentração populacional do país, com 73% do PIB Nacional e um público potencial de 43 milhões de pessoas. A Estância Hidromineral de Araxá, no Sudoeste Mineiro, na Zona Geográfica do Alto Paranaíba, é propícia ao desenvolvimento dos diferentes ramos da atividade turística, devido a fatores históricos, geográficos e econômicos que definem o imenso potencial dessa região. Área do município: 1.283 km. Área do Perímetro Urbano: 345 km



Os municípios limítrofes a Araxá são:Noroeste - PerdizesSudoeste - SacramentoSul - TapiraOeste e noroeste - Ibiá
Relevo Constituído de terras planas e colinas, a altitude máxima é de l.359 metros e a mínima de 910 metros. O relevo do município mostra variações entre situações geológicas típicas do cerrado e de serras. Sua vegetação intercala campos de pastagens com pequenas matas naturais, compondo paisagens deslumbrantes.


Clima Araxá integra o Circuito das Águas de Minas Gerais, reconhecido pelas propriedades terapêuticas diversificadas de suas águas medicinais e pelo clima agradável o ano todo. A região urbana com 973metros de altitude, apresenta um clima com temperatura média anual de 21,4º C.
Hidrografia O município está localizado entre duas grandes Bacias Hidrográficas: Bacia do Rio Grande e Bacia do Rio Paranaíba. Todas possuem grande potencial hidrelétrico. O município possui área de proteção especial para fins de preservação de seus mananciais.
Meio ambiente Ao sul do município aparece o acidente geomórfico mais notável de Araxá: a Serra da Bocaina. Sua formação está intimamente ligada à Serra da Canastra e mostra amplitudes da ordem de 100 a 300 metros, em um terreno tipicamente monoclinal de cuestas. Os topos da serra apresentam também solos raros e pedregosos, o que indica a presença em excesso de óxidos de alumínio e ferro. No fundo dos vales acumula-se a água e os sedimentos transportados pelos rios, chuvas e ventos, fazendo aumentar a espessura do solo e contribuindo, inclusive, para a melhoria de sua fertilidade natural. Acompanhando o flanco dos rios, nota-se a ocorrência da mata galeria, uma vegetação mais incorporada e densa. Nos topos da Serra da Bocaina aparece um terceiro tipo de vegetação, os campos rupestres, adaptados a um solo também raso e pedregoso como no Morro da Ventania e no Horizonte Perdido.


O município possui uma fauna rica e diversificada: endentados como tatu e o tamanduá; primatas como o bugio, macaco-prego e o sagui; o veado-campeiro e veado-catingueiro; carnívoros como o lobo-guará e a onça; nadadores como a capivara, a paca, a cuíca d’água e o rato d’água; aves como a perdiz, a ema, a seriema, o inambu, o mutum, a saracura e o tucanuçu. Quanto as áreas de Preservação Permanente, o município de Araxá apresenta quatro categorias: Topos de morros; Encostas íngremes dos morros; Bordas de tabuleiros ou cuestas; Faixas marginais de rios. Na porção sul e oeste do município, onde o solo é mais espesso, os espaços naturais deram lugar a culturas anuais como milho e feijão e culturas perenes como o café.


Acesso e Meios de Transportes O acesso ao município de Araxá pode ser feito através de transporte aéreo e terrestre.


Aéreo: O município possui um excelente aeroporto, localizado a 4km a leste do centro da cidade, com pista de pouso e decolagem de 1.960 metros, que permite receber aeronaves de grande porte, inclusive vôos noturnos.
Rodoviário: A cidade de Araxá é servida por um bom sistema de rodovias federais e estaduais pavimentadas que ligam o município aos principais centros econômicos do país.


Rodovias de acesso à Araxá:BR 452 - Araxá/Uberlândia/TupaciguaraBR 262 - Belo Horizonte/Vitória/Corumbá)MG 428 - Até divisa de Minas Gerais - São Paulo


Ferroviário: O transporte ferroviário é utilizado somente para cargas de cimento, minério de apatita, fosfato, fertilizantes, combustível, e é atendido pela Ferrovia Centro Atlântica.


População Na década de 50 teve início a mineração no município, com a instalação da COMIG - Companhia Mineradora de Minas Gerais, a CAMIG - Companhia Agrícola de Minas Gerais e a CBMM - Companhia Brasileira de Metalurgia e Mineração.A ação dessas empresas deu sustentação econômica ao município, fazendo surgir novas indústrias, o que gerou fluxo migratório para o município.


Tal situação foi reforçada a partir de 1971, com a instalação da ARAFÉRTIL.A população está em torno de 80 mil habitantes, atendida em 98% de urbanização, energia elétrica, água tratada e saneamento básico.

Nenhum comentário:

AddThis

Share |

BRASIL - BANDEIRA NACIONAL

BRASIL - BANDEIRA NACIONAL

SOMOS FELIZES DA MANEIRA QUE VIVEMOS! TEMOS TUDO QUE NECESSITAMOS! TEMOS AO NOSSO LADO QUEM QUEREMOS!

VIAGEMPÉDIA - VIAGENS PROMOCIONAIS

Viagempédia - Hotéis, Viagens e Férias