domingo, 9 de julho de 2017

Uberaba em Fotos: LUCÍLIA ROSA (UBERABA-MG, 1912-2011), FILHA DE ALFAIATE ANARQUISTA, FOI FEMINISTA E ATUOU NO MOVIMENTO POPULAR DESDE OS ANOS DE 1930.

A TRAJÉTORIA DE UMA CENTARIA SENHORA QUE VIVEU POR SUAS CONVICÇÕES POLITICAS.


Tivemos o prazer de conhecer Dª. LUCILIA já em avançada idade, algum tempo antes de sua morte, e, confessamos que aquela senhora nos surpreendeu: primeiro pela própria simplicidade com que vivia, pois, era totalmente despojada de bens, porém, tinha um patrimônio moral e politico, coisa que carece muitos nos politcos brasileiros; e, a sua maneira encarava a vida salutarmente.


Em segundo plano, nosso respeito pela defesa de suas convicções politicas, as quais, não se alteraram nem mesmo nos períodos das duas ditaduras que por ela passou: a da “ERA VARGAS”, e, a do “REGIME MILITAR”; inserindo nisso todo o tempo da clandestinidade que seu partido politico fora colocado.


Independentemente, do que professava politicamente, nos temos que “TIRAR O CHAPÉU” para a mesma, pois, ao contrario de nossos políticos atuais, que “vão e vem” ao sabor do vento com uma folha de bananeira em um campo, ela se firmou e sobreviveu a tudo; repassando-nos uma lição de que as “CONVICÇÕES”, mesmo quando dela divergimos temos de respeitar, pois, valores são coisas que pessoas agregam ao longo de uma vida, e, não os abandona por interesses mesquinhos que sempre estão a desviar os verdadeiros ideais de luta e transformação social.


LUCILIA ROSA (Uberaba-MG, 1912*/2011+), filha de alfaiate anarquista, foi feminista e atuou no movimento popular desde os anos de 1930.


Filiou-se ao PCB (PARTIDO COMUNISTA BRASILEIRO) aos 18 anos, e, elegeu-se aos 35 anos uma das 16 primeiras vereadoras de MINAS, em 1947, no município de CAMPO FLORIDO.


Exerceu as profissões de professora, costureira, faxineira e cozinheira. Em SÃO PAULO, ajudou a cuidar, em 1962, dos filhos de LUIZ CARLOS PRESTES, dirigente do PCB, e morou clandestinamente com ANITA, filha de PRESTES com OLGA, de 1970 a 1972, nos anos duros da Ditadura Civil-Militar. A vida dela está registrada no livro “LUCILIA - ROSA VERMELHA”, de autoria do jornalista LUIZ ALBERTO MOLINAR e da historiadora LUCIANA MALUF VILELA.


Afinal de contas o verdadeiro DEMOCRATA é aquele que sabe conviver com os divergentes, respeitando-lhes as convicções e os valores de vida, principalmente, quando o seu comportamento é compatível com aquilo que sempre acreditou.


Há hoje uma falta de “fidelidade partidária”, total ausência de “ideias”, de “programas”, e, de “propostas” políticas para nortear as ações. As siglas partidárias do BRASIL em sua grande maioria é uma barafunda, donde, se têm de tudo menos crença e convicção de ideiais, pois, se transformaram em legendas de aluguel, abrigando verdadeiras “QUADRILHAS”, nos quais, a nossa grande dúvida quanto as mesma é o fato de não sabemos quem tem a capacidade de ROUBAR mais, e, ou, a de ser o campeão da CORRUPÇÃO.


Finalizando, para reflexão de nossas elocubrações, por mais divergentes que são as IDEIAS e IDEAIS, e, por mais divergências temos em um REGIME DEMOCRÁTICO, para registro deixamos abaixo um pensamento acerca dessa projeção política de FRIEDMAN, o qual, tido como um dos “gurus” do pensamento politico e econômico liberal do mundo contemporâneo:


“A política, esvaziada, deixa de ser instrumento de realização dos fins sociais; abastardada, é a arte da mentira, do engodo, da farsa, da fraude, do subterfúgio. Da coisa sempre menor, dos projetos individuais, da traição aos interesses coletivos. A política é reduzida a um inócuo exercício institucional, organizando eleições defraudadas e corrompidas das quais emergem governos fraudulentos e corruptos, em eleições que não valem nada porque nada mudam. Assim, o povo vai sendo expulso da ágora*, e, cada vez menos se identifica com seus mandatários ou com as instituições de governo”.

* ÁGORA = "assembleia", "lugar de reunião", derivada do grego: ἀγείρω, "reunir" - é um termo grego que significa: a reunião de qualquer natureza.


(FRIEDMAN, MILTON - um dos mais destacados economistas do SÉCULO 20; influentes teóricos do liberalismo econômico; ganhou o NOBEL de sua área em 1976, ele nasceu na cidade de NOVA YORK (Estados Unidos) em 31/07/1912; e, faleceu na cidade de SÃO FRANCISCO (Estados Unidos) em 16/11/2006.


WILSON COSTA E SILVA
ADVOGADO – EDUCADOR – LIVRE PENSADOR



Nenhum comentário:

AddThis

Share |

BRASIL - BANDEIRA NACIONAL

BRASIL - BANDEIRA NACIONAL

SOMOS FELIZES DA MANEIRA QUE VIVEMOS! TEMOS TUDO QUE NECESSITAMOS! TEMOS AO NOSSO LADO QUEM QUEREMOS!

VIAGEMPÉDIA - VIAGENS PROMOCIONAIS

Viagempédia - Hotéis, Viagens e Férias