Canal do Panamá (em
espanhol: CANAL DEL PANAMÁ) é um canal de
navios com 77,1 quilômetros de extensão,
localizado no PANAMÁ
e que liga o OCEANO ATLÂNTICO
(através do Mar do Caribe)
ao OCEANO
PACÍFICO. O canal atravessa o istmo do PANAMÁ
e é uma travessia chave para o comércio marítimo internacional. Há bloqueios
e eclusas
em cada extremidade da travessia para levantar os navios até o LAGO
GATÚN, um lago artificial criado para reduzir a
quantidade de trabalho necessário para a escavação do canal e que está
localizado 26 metros acima do
nível do mar. Os atuais bloqueios têm 33,5
metros
de largura. Uma terceira faixa
de eclusas, mais larga, está em construção e deve ser
inaugurada em 2015.
A FRANÇA
começou a construir o canal em 1881,
mas teve que parar por causa de problemas de engenharia e pela alta taxa de
mortalidade de trabalhadores devido às doenças tropicais. Os ESTADOS
UNIDOS assumiram o projeto em 1904
e levaram uma década para concluir o canal, que foi inaugurado oficialmente em 15
de agosto de 1914.
Durante a época de
construção, a propriedade do território onde está o canal já pertenceu aos colombianos,
depois aos franceses e aos estadunidenses. Os ESTADOS
UNIDOS continuaram a controlar a ZONA
DO
CANAL
DO PANAMÁ até a assinatura dos “TRATADOS
TORRIJOS-CARTER”, em 1977,
que passaram o controle da passagem ao Panamá. Após um período de administração
conjunta entre ESTADOS UNIDOS
e PANAMÁ,
o canal foi finalmente assumido pelo GOVERNO PANAMENHO
em 1999
e, agora, é gerenciado e operado pela AUTORIDADE DO CANAL
DO PANAMÁ, uma agência do governo do país.
Um dos maiores e mais
difíceis projetos de engenharia já realizados, o CANAL
DO PANAMÁ reduziu muito a quantidade de tempo de viagem
necessário para que os navios cruzassem os oceanos ATLÂNTICO
e PACÍFICO,
o que lhes permitiu evitar a longa e perigosa rota do CABO
HORN,
no extremo
sul da AMÉRICA DO SUL,
através da PASSAGEM DE DRAKE
ou do ESTREITO DE MAGALHÃES.
A passagem mais curta, mais rápida e mais segura para a Costa
Oeste dos Estados Unidos e para os países banhados pelo PACÍFICO,
permitiu que essas regiões se tornassem mais integradas à economia mundial. O
tempo aproximado para atravessar o canal varia entre 20 e 30 horas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário