terça-feira, 28 de outubro de 2014

CANAL QUE MUDOU PANAMÁ FAZ 100 ANOS


Canal do Panamá (em espanhol: CANAL DEL PANAMÁ) é um canal de navios com 77,1 quilômetros de extensão, localizado no PANAMÁ e que liga o OCEANO ATLÂNTICO (através do Mar do Caribe) ao OCEANO PACÍFICO. O canal atravessa o istmo do PANAMÁ e é uma travessia chave para o comércio marítimo internacional. Há bloqueios e eclusas em cada extremidade da travessia para levantar os navios até o LAGO GATÚN, um lago artificial criado para reduzir a quantidade de trabalho necessário para a escavação do canal e que está localizado 26 metros acima do nível do mar. Os atuais bloqueios têm 33,5 metros de largura. Uma terceira faixa de eclusas, mais larga, está em construção e deve ser inaugurada em 2015.



A FRANÇA começou a construir o canal em 1881, mas teve que parar por causa de problemas de engenharia e pela alta taxa de mortalidade de trabalhadores devido às doenças tropicais. Os ESTADOS UNIDOS assumiram o projeto em 1904 e levaram uma década para concluir o canal, que foi inaugurado oficialmente em 15 de agosto de 1914.

Durante a época de construção, a propriedade do território onde está o canal já pertenceu aos colombianos, depois aos franceses e aos estadunidenses. Os ESTADOS UNIDOS continuaram a controlar a ZONA DO CANAL DO PANAMÁ até a assinatura dos TRATADOS TORRIJOS-CARTER, em 1977, que passaram o controle da passagem ao Panamá. Após um período de administração conjunta entre ESTADOS UNIDOS e PANAMÁ, o canal foi finalmente assumido pelo GOVERNO PANAMENHO em 1999 e, agora, é gerenciado e operado pela AUTORIDADE DO CANAL DO PANAMÁ, uma agência do governo do país.

Um dos maiores e mais difíceis projetos de engenharia já realizados, o CANAL DO PANAMÁ reduziu muito a quantidade de tempo de viagem necessário para que os navios cruzassem os oceanos ATLÂNTICO e PACÍFICO, o que lhes permitiu evitar a longa e perigosa rota do CABO HORN, no extremo sul da AMÉRICA DO SUL, através da PASSAGEM DE DRAKE ou do ESTREITO DE MAGALHÃES. A passagem mais curta, mais rápida e mais segura para a Costa Oeste dos Estados Unidos e para os países banhados pelo PACÍFICO, permitiu que essas regiões se tornassem mais integradas à economia mundial. O tempo aproximado para atravessar o canal varia entre 20 e 30 horas.

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