sexta-feira, 18 de abril de 2014

GARCÍA MÁRQUEZ: A “CRÓNICA DE UMA MORTE ANUNCIADA” PELO MUNDO – MORRE MAIS UM ICONE DA LITERATURA UNIVERSAL


O escritor colombiano GABRIEL GARCÍA MÁRQUEZ morreu aos 87 anos, nesta quinta-feira (17), na CIDADE DO MÉXICO. Considerado um dos mais importantes escritores do SÉCULO 20 e um dos mais renomados autores latinos da história, GARCÍA MÁRQUEZ ganhou sucesso internacional após a publicação do romance "CEM ANOS DE SOLIDÃO", em 1967.

Entre seus títulos mais conhecidos estão ainda "A INCRÍVEL E TRISTE HISTÓRIA DE CÂNDIDA ERÉNDIRA E SUA AVÓ DESALMADA", "O OUTONO DO PATRIARCA", "CRÔNICA DE UMA MORTE ANUNCIADA", "O AMOR NOS TEMPOS DO CÓLERA", "DO AMOR E OUTROS DEMÔNIOS" e "MEMÓRIAS DE MINHAS PUTAS TRISTES".

Presidentes e personalidades de todo o mundo usaram suas contas nas REDES SOCIAIS para lamentar a morte do escritor colombiano GABRIEL GARCÍA MARQUEZ, na tarde desta quinta-feira, 17, no MÉXICO. Em julho de 2012, o mais novo de seus dez irmãos, JAIME GARCÍA MÁRQUEZ, revelou que o autor, PRÊMIO NOBEL DE LITERATURA EM 1982, sofria de demência senil “há alguns anos” e que estava lutando contra a perda de memória. O escritor era casado com MERCEDES BARCHA PARDO desde 1958. Eles tiveram dois filhos: RODRIGO, que nasceu em 1959, e, GONZALO, nascido em 1962.


ABAIXO, VEJA OS CINCO LIVROS ESSENCIAIS PARA ENTENDER GABRIEL GARCÍA MÁRQUEZ:


1. "CEM ANOS DE SOLIDÃO" (1967)

 A obra-prima de GARCÍA MÁRQUEZ vendeu, até hoje, mais de 50 milhões de exemplares. É considerado, ao lado de DOM QUIXOTE, de MIGUEL DE CERVANTES, um dos livros mais importantes da literatura em língua espanhola. Foi traduzido para 35 idiomas. Exemplo máximo do realismo fantástico – gênero característico do boom latino-americano da segunda metade do século XX –, "CEM ANOS DE SOLIDÃO" se passa na fictícia aldeia de MACONDO e acompanha, ao longo de gerações, a saga da família BUENDÍA.






2. "O AMOR NOS TEMPOS DO CÓLERA" (1985)


 "Foi à época em que fui quase completamente feliz. Gostaria que minha vida tivesse sido como naqueles anos em que escrevi 'O amor nos tempos do cólera'", afirmou GARCÍA MÁRQUEZ ao NEW YORK TIMES três anos após a publicação do romance. Aqui, o autor resgata a verdadeira história da paixão de seu pai, também GABRIEL, por LUIZA, sua mãe. O pai dela reprovava a relação e conspirava contra. No livro, o casal se chama FLORENTINO e FERMINA. "Todas essas coisas para mim são parte da nostalgia. Nostalgia é uma fonte incrível para inspiração literária, para inspiração poética”, comentou na mesma entrevista ao NEW YORK TIMES".




3. "CRÔNICA DE UMA MORTE ANUNCIADA" (1981)



“No dia em que o matariam, SANTIAGO NASAR levantou-se às 5h30 da manhã para esperar o navio em que chegava o bispo.” Na frase de abertura da novela  CRÔNICA DE UMA MORTE ANUNCIADA”, GARCÍA MÁRQUEZ demonstra um estilo mais enxuto daquele que o havia consagrado e dá mostra de seu lado jornalista, sua primeira profissão.










4. "NOTÍCIA DE UM SEQUESTRO" (1996)


Para esse livro, GARCÍA MÁRQUEZ colheu depoimentos de várias pessoas envolvidas nos sequestros ocorridos na COLÔMBIA na década 1990. Ele mistura histórias reais com ficção para retratar, principalmente, a guerra do tráfico de drogas em seu país natal. O livro traz reportagens sobre o cotidiano dos cativeiros, as negociações entre traficantes, e a repercussão na vida dos parentes das vítimas.








5. "VIVER PARA CONTAR" (2002)



Sua autobiografia narra o início de sua carreira como escritor e as origens do realismo fantástico – gênero literário consagrado por GARCÍA MÁRQUEZ. Em 2012, JAIME GARCÍA MÁRQUEZ, irmão de GABO (como era conhecido), que dirige a FUNDAÇÃO NOVO JORNALISMO IBERO-AMERICANO (FNPI), lamentou que ele não tivesse mais condições de escrever a segunda parte do livro.

Nenhum comentário:

AddThis

Share |

BRASIL - BANDEIRA NACIONAL

BRASIL - BANDEIRA NACIONAL

SOMOS FELIZES DA MANEIRA QUE VIVEMOS! TEMOS TUDO QUE NECESSITAMOS! TEMOS AO NOSSO LADO QUEM QUEREMOS!

VIAGEMPÉDIA - VIAGENS PROMOCIONAIS

Viagempédia - Hotéis, Viagens e Férias