sexta-feira, 15 de novembro de 2013

O COMETA ISON

CHEGOU A HORA DE OBSERVAR O COMETA ISON

Depois de meses de expectativa, é chegado o momento de procurar o famoso (e por ora ainda discreto) cometa ISON nos céus brasileiros. Astrônomos amadores ao redor do mundo reportam que seu brilho começou a aumentar, conforme ele ruma na direção do SOL, e o objeto já pode ser visto com o auxílio de binóculos. Você provavelmente não encontrará momento melhor para procurá-lo do que durante este feriado prolongado, sem a pressão de acordar cedo no dia seguinte.

O padrão de duas caudas é bem comum e é mais um sintoma da aparente boa saúde do astro. Uma delas é composta por poeira, e vai ficando para trás ao longo da órbita do astro. A segunda é produzida pela sublimação de material volátil (principalmente gelo de água). Essa trilha gasosa é projetada na direção oposta ao SOL. Por isso o suave desalinhamento entre as duas.


COMETA ISON - FOTOGRAFIA DA NASA

A tendência é que o brilho continue aumentando durante os próximos dias, mas ele cresce na mesma proporção em que o cometa se aproxima de nossa estrela-mãe (e com isso começa a nascer cada vez mais tarde no céu, quase junto com o Sol). No dia 28 próximo, ele passará raspando a 1,2 milhão de km da superfície solarmenos de um centésimo da distância Terra-Sol. Nesse período, será praticamente impossível tentar vê-lo, e ficará a expectativa dos amantes do céu.

PARA OBSERVAR NO FERIADO

É preciso pelo menos um bom par de binóculos. Com um telescópio, a imagem pode ser melhor, mas é mais difícil de achar o ISON. A olho nu, não vai rolar. Ele está no momento com brilho de magnitude 8, e é preciso 6 ou menos para vê-lo a olho nu num céu limpo e longe da poluição luminosa (quanto menor a magnitude, mais brilhante é o objeto).

 COMETA ISON – MAPA DE OBSERVAÇÃO


O melhor horário para observá-lo é por volta das 5:30 horas da manhã, pouco antes de o SOL nascer. Olhe na direção leste, para a CONSTELAÇÃO DE VIRGEM. O cometa ISON estará bem próximo à estrela PORRIMA (Gamma Virginis). Confira o mapa do céu na região em que o ISON pode ser encontrado (feito tendo como referência a cidade de SÃO PAULO, dia 15, 5:30 horas).

Nenhum comentário:

AddThis

Share |

BARRA DE VIDEOS

Loading...

BRASIL - BANDEIRA NACIONAL

BRASIL - BANDEIRA NACIONAL

SOMOS FELIZES DA MANEIRA QUE VIVEMOS! TEMOS TUDO QUE NECESSITAMOS! TEMOS AO NOSSO LADO QUEM QUEREMOS!

VIAGEMPÉDIA - VIAGENS PROMOCIONAIS

Viagempédia - Hotéis, Viagens e Férias