terça-feira, 12 de junho de 2012


JOSÉ BONIFÁCIO, UM PIONEIRO

Em 13 de junho de 1763 nasce José Bonifácio de Andrada e Silva, estadista brasileiro conhecido como o “Patriarca da Independência"

O início das preocupações com a ecologia e o meio ambiente no Brasil foi marcado formalmente pelo chamado movimento verde, que se deu com os alemães em 1980. No entanto, um século e meio antes, o estadista brasileiro José Bonifácio de Andrada e Silva – cognominado o PATRIARCA DA INDEPENDÊNCIAjá demonstrava preocupação em relação a uma utilização racional do território do país. Ele nasceu em Santos, São Paulo, em 1763, e viveu até 1838.

Em entrevista dada em 2001 à revista ÉPOCA, o historiador José Augusto Pádua ressaltou a importância de José Bonifácio para as questões ambientais afirmando que, em 1823, ele já previa a falta de chuvas que poderia ocorrer se os montes e as encostas fossem sendo escalvados diariamente, de acordo com palavras do próprio Bonifácio.

Na ocasião o historiador também comentou que, depois da difusão das idéias do PATRIARCA DA INDEPENDÊNCIA, o debate sobre o mau uso dos solos dividiu-se em duas frentes diferentes. Bonifácio era contra o escravismo e dizia que a oligarquia estulta era responsável por reduzir este país fertilíssimo a um estéril deserto. Uma das correntes, herdando os ideais de Bonifácio, era a do anti-escravismo, cujos principais nomes eram os abolicionistas Nicolau Moreira, Joaquim Nabuco e André Rebouças.

Já a outra frente, apesar de condenar o uso mal feito dos solos, evitou se mostrar contra a escravidão, com o objetivo de não desagradar Dom Pedro II. Muitos desses autores, como o botânico Francisco Freire Alemão, eram próximos do imperador.

PATRIARCA DA INDEPENDÊNCIA

Bonifácio era formado em Direito Civil e em Filosofia pela FACULDADE DE COIMBRA, em Portugal. Foi membro da Academia de Ciências de Lisboa. Passou 36 anos na Europa se especializando em áreas como mineralogia, siderurgia, química e metalurgia. Voltou para o Brasil em 1819, quando iniciou sua participação em movimentos políticos. Em 1821 tornou-se VICE-PRESIDENTE da Junta Governativa de São Paulo. Entre suas idéias, sempre consideradas avançadas para a época, estavam não só a defesa da reforma agrária, a preservação das matas e rios e o fim da escravidão como a defesa dos direitos de voto para os analfabetos.

Ele foi o primeiro brasileiro a ocupar um MINISTÉRIO, o do Reino, em janeiro de 1822. Tornou-se, junto a Dom Pedro, o principal obreiro da INDEPENDÊNCIA. No entanto, em 1823 – quando ocupava a Pasta do Império – com seu irmão Martim Francisco, começou a se afastar dos CONSELHOS DA COROA e a se opor a D. PEDRO I. Foi eleito para a ASSEMBLÉIA CONSTITUINTE de 1823, ano em que teve sua prisão e deportação para a Europa ordenadas pelo Imperador.

Tendo voltado ao Brasil em 1829, foi residir na Ilha de Paquetá, de cujo retiro saiu apenas para assumir a cadeira de DEPUTADO pela Bahia, como suplente, nas sessões legislativas de 1831 e 1832.

Reaproximou-se de D. Pedro I que, ao abdicar da Coroa em 1831, o indicou para tutor de seu filho – o futuro Dom Pedro II. Foi destituído da tutoria, pela REGÊNCIA, em setembro de 1833. Ficou em prisão domiciliar até 1835, quando terminou o processo-crime instaurado contra ele por conspiração e perturbação da ordem pública. Apesar da grandiosidade e do pioneirismo desse brasileiro, especialistas acreditam que ele poderia receber mais destaque e ser melhor estudado. É o que pensa José Geraldo Gomes Barbosa, advogado e integrante do MOVIMENTO PRÓ-MEMÓRIA DE JOSÉ BONIFÁCIO.






Nenhum comentário:

AddThis

Share |

BRASIL - BANDEIRA NACIONAL

BRASIL - BANDEIRA NACIONAL

SOMOS FELIZES DA MANEIRA QUE VIVEMOS! TEMOS TUDO QUE NECESSITAMOS! TEMOS AO NOSSO LADO QUEM QUEREMOS!

VIAGEMPÉDIA - VIAGENS PROMOCIONAIS

Viagempédia - Hotéis, Viagens e Férias