terça-feira, 12 de abril de 2011

50 ANOS DE CONQUISTA DO ESPAÇO SIDERAL PELO HOMEM,


No dia 12 de Abril de 1961, o cosmonauta russo YURI GAGARIN entrou para a história como o primeiro homem a chegar ao espaço.

Na época com 27 anos, ele orbitou o planeta a bordo da nave VOSTOCK I durante 108 minutos e, a 300 km do solo, teria proferido as famosas palavras A TERRA É AZUL.

No auge da GUERRA FRIA, a UNIÃO SOVIÉTICA vencia assim uma importante batalha na corrida espacial. Somente um ano depois, o astronauta americano John Glenn chegou à órbita e circulou a TERRA na CÁPSULA MERCURY.

Durante o voo, ele foi proibido de operar a nave, pois os efeitos da ausência de gravidade só haviam sido testados em animais. A missão foi controlada por equipes em terra, e Gagarin possuía apenas uma chave a ser acionada em caso de emergência.

A jornada histórica fez do jovem cosmonauta um herói nacional, e o governo da então UNIÃO SOVIÉTICA não permitiu que ele retornasse ao espaço: havia muitos riscos envolvidos em uma nova decolagem. Frustrado, Yuri Gagarin voltou à sua rotina de treinamentos e, em 27 de março de 1968, ele e seu instrutor, VLADIMIR SERYOGIN, decolaram em um avião MIG-15. As condições climáticas estavam muito ruins e a nave caiu. Gagarin morreu aos 34 anos.


Hoje, o site de buscas GOOGLE homenageia o cosmonauta com um logo especial.

A data de 12 de abril, no entanto, também é lembrada por outro evento. 20 anos depois que Gagarin chegou ao espaço, dois astronautas americanos iniciou a era de voos com ÔNIBUS ESPACIAIS. A COLUMBIA decolou exatamente em 12 de abril 1981.

Nenhum comentário:

AddThis

Share |

BARRA DE VIDEOS

Loading...

BRASIL - BANDEIRA NACIONAL

BRASIL - BANDEIRA NACIONAL

SOMOS FELIZES DA MANEIRA QUE VIVEMOS! TEMOS TUDO QUE NECESSITAMOS! TEMOS AO NOSSO LADO QUEM QUEREMOS!

VIAGEMPÉDIA - VIAGENS PROMOCIONAIS

Viagempédia - Hotéis, Viagens e Férias